Campo de futebol do Parque da Cidade foi ampliado e requalificado
08-11-2019

O campo de futebol do Parque da Cidade está maior, com melhores condições para os treinos de clubes desportivos locais e apto para a realização de competições oficiais, depois de homologado pela Associação de Futebol do Porto. A empreitada foi gerida pela empresa municipal GO Porto e corresponde a um investimento aproximado de 135 mil euros.


A conclusão da obra é recente e já está a causar impacto positivo nos clubes e coletividades da cidade, como é o caso do Desportivo de Portugal e também o do Sport Clube do Porto, que tem a sua modalidade de râguebi também a treinar neste equipamento municipal.

O alargamento do campo de futebol para as dimensões de 100mx62m (área útil de jogo mais as respetivas distâncias de segurança) foi, de resto, a principal intervenção desta empreitada, permitindo a sua homologação pela Associação de Futebol do Porto para a realização de competições oficiais (excluindo as competições oficiais nacionais). Mas não foi a única: foi colocada vedação em todo o perímetro do campo e instalado um sistema de rega automática.

Para que a área do campo pudesse crescer, foi necessário proceder ao desvio das infraestruturas existentes, nomeadamente balneários, que irão ficar localizados num novo edifício de apoio à zona desportiva do Parque da Cidade. Neste momento, decorre a elaboração do projeto que vai contemplar balneários para jogadores e balneários para árbitros, acesso direto dos balneários ao terreno de jogo através de zona interdita ao público, um posto médico, uma arrecadação de material desportivo e uma área para serviço de secretaria, entre outras valências.

Até a construção ficar concluída, a GO Porto assegurou uma solução provisória com a locação de conjuntos modelares, onde foram instalados os balneários, com todas as condições de conforto para atletas e árbitros.

Além do benefício tangível que o alargamento do campo de futebol do Parque da Cidade já proporcionou, este novo edifício de apoio, que deverá estar pronto durante o próximo ano, corporiza o ciclo de investimentos municipais que tem sido aplicado na melhoria significativa dos equipamentos desportivos da rede pública municipal.