Começou a obra no Alexandre Herculano!
09-12-2019

A GO Porto - Gestão e Obras do Porto consignou esta semana a empreitada de "Requalificação e Modernização das Instalações da Escola Secundária Alexandre Herculano".


A intervenção tem como objetivo a reabilitação e modernização do edifício da Escola Secundária Alexandre Herculano e perfaz um investimento superior a 9 milhões de euros.

Os trabalhos compreendem a demolição de anexos sem valor arquitetónico, restituindo o desenho original, a reabilitação de pavimentos, tetos e paredes, a instalação de novas caixilharias e a execução de pinturas, a reformulação de espaços interiores e a requalificação dos auditórios, a renovação das coberturas e a recuperação de elementos estruturais bem como a construção de novas infraestruturas, a melhoria das acessibilidades, com a colocação de ascensores e a beneficiação dos muros exteriores.

Recorde-se que esta empreitada resulta de um Acordo de Colaboração entre o Ministério da Educação e a Câmara do Porto, assinado em março de 2018, ao qual se seguiu o lançamento de dois concursos públicos - dado que no primeiro, apesar de se terem apresentado 14 interessados, estes invocaram que o preço proposto para o projeto que chegou à Câmara depois de elaborado pela Parque Escolar, no valor de sete milhões de euros, era demasiado baixo.

Após a revisão do preço-base, determinado depois de uma avaliação dos técnicos da Parque Escolar e dos técnicos da empresa municipal GO Porto, foi lançado o novo concurso, em março de 2019. À adjudicação, seguiu-se a emissão do visto pelo Tribunal de Contas em outubro do presente ano, permitindo que os trabalhos pudessem finalmente arrancar.

A obra tem uma duração prevista de 450 dias e pode ser acompanhada em Obras em curso neste site. Para mais informações está também disponível, como habitualmente, uma linha de obra através do número 228 339 303.