Requalificação do Jardim Émile David está concluída e recupera imagem original
06-09-2019

A intervenção valorizou a reposição do traçado paisagístico do centenário Jardim, desenhado há mais de 150 anos. Compreendeu ainda a resolução de problemas ao nível da drenagem das águas pluviais.


É o "cartão de visita" dos Jardins do Palácio de Cristal e recebe o nome do arquiteto paisagista Émile David, que projetou a maior parte deste vasto espaço verde no centro da cidade do Porto, na segunda metade do século XIX.


Além das obras realizadas se terem concentrado na recuperação do traçado original dos canteiros de 1865, com recurso a arquivos e plantas históricas que contrariaram as transformações sucessivas e sobrepostas ao longo de décadas, a empreitada visou ainda a requalificação dos pavimentos e equipamentos existentes, com o restauro da fonte, estátuas, gradeamentos e bancos de jardim. Toda a vegetação foi também intervencionada e foram criadas novas redes de rega e drenagem dos pavimentos.


O programa para este jardim histórico obedece ao projeto desenvolvido pela professora Teresa Portela Marques, da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, autora do livro "Jardins do Palácio de Cristal", encomendado e publicado pela Câmara do Porto em 2017.


A grande requalificação dos Jardins do Palácio, iniciada em 2014, aproxima-se agora da sua fase final, faltando apenas cumprir-se o plano de percursos pedonais e ligações mecanizadas.


Cronologicamente, este investimento municipal orçado em cerca de 2,8 milhões, já envolveu a recuperação do edifício de apoio aos jardineiros, a requalificação do parque infantil, a manutenção da Alameda das Tílias e a consolidação da escarpa e de muros.

Fica agora concluída a requalificação do Jardim Émile David e da envolvente exterior, estando ainda praticamente finalizada a reabilitação da cafetaria da Biblioteca de Almeida Garrett.

Em específico, a empreitada de requalificação do centenário Jardim, gerida pela empresa municipal de obras públicas GO Porto, representou um investimento na ordem dos 740 mil euros.